Vida e Obra de Vieira Paulo
Vieira Paulo, nasceu a 27 de Agosto de 1995, em Kifangondo, município de Cacuaco. É filho de José Vieira e Rufina Paulo, o segundo de 14 irmãos.
Diferente de muitas crianças, teve uma infância e adolescência conturbada, pela grande influência negativa existente na região onde habita, começou prematuramente a fazer consumo de álcool e cigarro. Inocente das consequências, não deu ouvido aos que o amavam verdadeiramente.
Passando algum tempo, juntou-se a grupos de malfeitores, participando assim em lutas com outros adolescentes, tidos como rivais. Com a intenção de se tornar mais forte e melhorar a defesa durante as rixas, decidi aprender artes marciais.
Mergulhado em plena escuridão, o então adolescente a caminho da juventude põem fim aos estudos. Em resposta, foi abandonado pelos parentes e amigos de conduta sã.
Durante seis meses, embora tivesse ladeado de más companhias, o desprezo criou ferida interior a Vieira, fazendo-lhe reflectir em torno da vida que levava. “Estava perdido no meu Eu,” conta.
No período de introspecção, o jovem achava-se sem fé para mudar depois da tamanha decepção que causou, porém, uma voz dentro de si incentivava a efectuar mudanças. Foi daí que, com esforço afastou-se de amizades tóxicas, entregou-se à Deus. “Nada estava ainda perdido, havia chance, nem que fosse começar do zero”, diz.
Mais confiante e renovado, regressa a escola, para o espanto de todos que não acreditavam mais em si.
Feito a aliança com livros, cadernos e computador, em 2011 começa a escrever a sua história de vida, bem como frases motivacionais, não tendo possibilidades para o lançamento físico cria uma página no Facebook, isso em 2014, para partilhar com demais pessoas, como forma de “dar esperança a quem já não tem.” No mesmo ano (2014) começa a escrever a obra intitulada “Pensamento Cintilante, Mente Produtiva", já concluída aguardando apenas de apoio para o lançamento.
Como se diz, a batalha faz grandes Homens. Em 2016, torna-se médio técnico de Enfermagem, ao concluir com êxito a formação. No ano seguir conclui também a formação religiosa com sucesso.
Desde 2018, o também conhecido autor do Dia dos Solteiros (29 de Novembro), efeméride que se encontra sob avaliação, é palestrante motivacional e tem se esforçado na implementação de projectos para o bem-estar de adolescentes e jovens.
“Meu maior sonho é ver a Juventude despertada da escravidão, da ilusão e a criar suas próprias oportunidades de vida”, divulga.
Escritor Vieira, como é tratado, teve a coragem de reconhecer os seus erros, caminhar, levantar quando caísse e tem vencido na vida. É pai, esposo e homem de Deus exemplar.
Comentários
Postar um comentário